LULA: ‘Não faltará crédito para fazer casas nesse país’

36

São Paulo, 26 de novembro de 2024 – Em discurso no Encontro Nacional da Indústria da Construção, nesta terça-feira, o presidente Luís Inácio Lula da Silva disse que não faltará crédito para a construção de casas no Brasil.

“Não faltará crédito para fazer casas nesse país. Quatro milhões de pessoas não têm banheiro num país que é a décima economia do mundo. Não me venha a Fazenda dizer que não tem dinheiro para isso”, ressaltou, em seu discurso. “A economia está crescendo acima das previsões do mercado, que dizia que a economia não iria crescer mais que 3%.”

Lula lembrou das suas promessas de campanha à presidência e relembrou o processo de criação do Minha Casa Minha Vida, em 2009, mencionando os problemas burocráticos relacionados ao programa habitacional. “Eu disse que seria presidente para fazer o País voltar à normalidade. Não precisamos concordar, mas temos que nos respeitar. Assim, construiremos uma sociedade democrática e com civilidade. E fazer com que as pessoas que não têm chance, tenham.”

“O Minha Minha Casa Minha Vida foi criado para ser um programa habitacional robusto. O Guido Mantega me apresentou um programa de 200 mil casas, depois 500 mil, eu achei ridículo. Então, fizemos a proposta de construir um milhão de casas em 2009”, disse Lula.

Ele criticou a qualidade dos materiais utilizados e que não se podia usar alguns materiais, como cerâmica, nem colocar elevadores, por que eram classificados como “coisa de rico” e encareciam os projetos. “Construímos para mais pobres, evoluímos para 2 salários mínimos e evoluímos para 8, 9, 10 mil reais e essas pessoas merecem ser bem atendidas. Temos que criar condições para que essas pessoas não sejam marginalizadas. Queremos cuidar do povo brasileiro”, discursou.

“Não vamos inaugurar casas sem campo de futebol, sem acesso a cultura, ao lazer. Três mil casas são 12 mil pessoas, é uma cidade”, disse o presidente, destacando que um projeto deveria ser refeito.

Presidente Lula participa da abertura do Encontro Nacional da Indústria de Construção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira, em Brasília (DF), da abertura do 99º Encontro Nacional da Indústria de Construção. O evento é organizado pela Câmara Brasileira da Indústria de Construção e conta com a participação de representantes do setor, além do mercado imobiliário e especialistas em sustentabilidade e inovação. A abertura foi realizada perto das 11h, no Salão de Eventos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

A CBIC afirma que este é o mais importante evento do calendário anual do setor. Promovido em Brasília com o tema Unindo Forças para o Desenvolvimento Sustentável do Brasil, em formato 100% presencial, o evento acontece das 9h às 17h30, no salão de eventos da CNI, e receberá autoridades, dirigentes de entidades representativas, empresários e profissionais do setor da construção de todo o Brasil.

O painel inaugural conta com palestra da economista Zeina Latif.

Além do presidente Lula, estão confirmadas as presenças do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa; dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad; das Cidades, Jader Filho; dos Transportes, Renan Filho; do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Também participam do evento o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Carlos Vieira; o secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy; e parlamentares federais.

Na programação, o debate de temas como o cenário econômico nacional e seus impactos sobre o setor, a regulamentação da reforma tributária, as oportunidades e desafios da Industrialização da construção e como as entidades e o poder público podem atuar conjuntamente para fomentar o desenvolvimento econômico, tendo o setor como alavanca de geração intensiva de empregos e renda. O 99º ENIC também trará informações inéditos sobre desafios e oportunidades na reocupação de centros urbanos degradados e o perfil do trabalhador do setor.

Melhores práticas e inovação

O 99º ENIC é promovido pela CBIC em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) e apoio institucional da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento tem como patrocinadores o Sienge, o Sistema Confea Crea Mútua, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

No mesmo dia e local, às 19h, a CBIC entrega a 25 edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, em reconhecimento a soluções inovadoras e sustentáveis no setor da construção. A edição deste ano foi marcada por um número recorde de 101 inscrições, recebidas pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da entidade.

A categoria Pesquisa Acadêmica contou com 32 projetos inscritos, sendo 25 dissertações de mestrado e teses de doutorado, e sete trabalhos de conclusão de curso de graduação. Na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), foram 69 projetos, divididos entre Prova de Conceito (11), Protótipo (18) e Mercado (40).

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA