“Podemos ser mais cautelosos ao considerar novos ajustes na taxa de juros”, diz Powell

63
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell / Foto: Fed

São Paulo – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, disse hoje que o Comitê Geral do Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) pode adotar mais cautela em suas decisões de política monetária. Os comentários de Powell vieram após o Fed sinalizar menos cortes nos juros nos próximos anos.

“Com a ação de hoje, reduzimos os juros em um ponto percentual completo em relação ao pico, e nossa posição de política agora está significativamente menos restritiva”, disse Powell em sua coletiva de imprensa após a reunião. “Podemos, portanto, ser mais cautelosos ao considerar novos ajustes nos juros”.

Powell também disse que o corte de 0,25 ponto percentual (pp) nos juros de hoje foi uma ‘decisão difícil, mas certa’.

Powell indicou que os cortes nos juros são um esforço para recalibrar a política monetária, já que ela não precisa ser tão restritiva nas condições atuais.

“Acreditamos que a economia está em um lugar muito bom. Achamos que a política está em um lugar muito bom”, disse ele. “Nos movemos bem rápido para chegar até aqui, e acho que, daqui para frente, obviamente estaremos nos movendo mais devagar”, disse Powell.

Segundo o presidente do Fed, o motivo da cautela na política de juros reflete os últimos dados de inflação e as expectativas de que ela siga alta no próximo ano.

“Os riscos e incertezas em torno da inflação, vemos como mais altos. No entanto, ainda nos vemos no caminho certo para continuar a cortar [os juros]. Vamos reagir aos dados [econômicos]”, disse Powell, acrescentando que o Fomc poderá levar “mais um ano ou dois” para trazer a inflação para a meta de 2%.

Com o Fed provavelmente tendo que lidar com o impacto da política fiscal sob o presidente eleito Donald Trump, que indicou planos para tarifas, cortes de impostos e deportações em massa, Powell também adotou cautela sobre medidas anti-inflacionárias do Fed.

“Precisamos levar nosso tempo, não nos apressar e fazer uma avaliação muito cuidadosa, mas apenas quando tivermos visto de fato quais são as políticas e como foram implementadas”, disse Powell sobre os planos de Trump. “Ainda não estamos nesse estágio.”