Indice Gfk de confiança do consumidor da Alemanha sobe para -21,3 pontos em janeiro

55
Foto: Michael Zimmermann / freeimages.com

São Paulo – O índice de confiança do consumidor da Alemanha para janeiro subiu para -21,3 pontos, depois de marcar -23,1 pontos em dezembro (dado revisado), segundo o instituto de estudos econômicos Gfk. A previsão era de -22,6 pontos.

O índice de confiança está relacionado ao próximo mês, mas seus três subíndices referem-se ao mês atual. O subíndice de expectativas de renda subiu para 1,4 pontos em dezembro, e o indicador de intenção de compra dos consumidores ganhou 0,6 pontos em dezembro e está em -5,4 pontos.

“Após a queda no mês anterior, a confiança do consumidor melhorou ligeiramente, mas apenas compensou parcialmente as perdas anteriores. Com -21,3 pontos, o clima do consumidor permanece em um nível muito baixo. Olhando para trás, observamos apenas estagnação desde meados de 2024”, explica Rolf Bürkl, especialista em consumo do NIM.

“Uma recuperação sustentada na confiança do consumidor ainda não está no horizonte, pois a incerteza dos consumidores continua muito alta. A principal razão são os altos preços de alimentos e energia. Além disso, as preocupações com a segurança no emprego estão aumentando em muitos setores”, completa.