RADAR DO DIA: De olho na inflação norte-americana e no desempenho fiscal brasileiro, falas de Lula e Haddad

50

São Paulo, 20 de dezembro de 2024 – Nesta sexta-feira, a agenda de indicadores traz como destaques a sinalização sobre a inflação nos Estados Unidos e sobre o desempenho fiscal no Brasil. Os dois dados serão divulgados às 10h30. O primeiro é o Indice de Preços PCE de novembro, o principal indicador de inflação monitorado pelo Federal Reserve. A previsão é de alta de 0,4%. O segundo é a Receita Tributária Federal referente a novembro, pela Receita Federal, que apresentará dados sobre o desempenho fiscal do país.

Ontem à noite, o Senado aprovou a PEC de corte de gastos com alterações, abrindo caminho para a promulgação do texto nesta sexta-feira.

Nesta manhã, também são esperadas falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Às 9h, ele participa de Café de Fim de Ano com Jornalistas Setoristas e, mais tarde, do almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente reunirá seus 39 ministros para um encontro no Palácio do Alvorada, que será seu primeiro compromisso após o período internado em São Paulo. A reunião deve fazer um balanço de 2024 e apresentar projeções para 2025. O presidente deve fazer um breve pronunciamento à imprensa.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, às 15h, participa da Live BC com o tema Roberto Campos Neto se despede e faz balanço da gestão”, com transmissão pelo Canal do BC no YouTube. Às 16h, participa, por teleconferência, de reunião com Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), em São Paulo. (fechado à imprensa)

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Muricca Galípolo, às 9h, participa do Encontro Nacional de Gestores da Caixa 2024, em Brasília. O evento é fechado à imprensa.

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) divulgou na manhã de hoje o Indice de Confiança do Consumidor (ICC), que recuou 3,6 pontos em dezembro, para 92,0 pontos, menor nível desde junho deste ano (91,1 pts). Em médias móveis trimestrais o índice recuou 0,6 ponto, para 93,5 pontos.

Ainda na agenda de indicadores, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga, às 10h, o ICEI Setorial.