São Paulo, 23 de dezembro de 2024 – A Raízen disse que, em linha com o objetivo de reciclagem do portfólio de ativos e redução do endividamento, concluiu, por meio de suas subsidiárias, as seguintes transações: a alienação de Projetos de Geração Distribuída (GD) e a redução de participação na operação de Mobilidade no Paraguai.
Alienação de Projetos de Geração Distribuída (GD)
Venda de até 31 projetos de usinas de geração solar distribuída (UFVs) que pertencem à Raízen Energia S.A. e suas subsidiárias, com capacidade nominal instalada agregada de até 128 megawatt-pico (MWp), para a Brasol Sistemas de Energia Solar 18 Ltda (Comprador). O montante bruto de caixa referente a diferença entre o valor da venda das UFVs e os dispêndios restantes para o desenvolvimento dos projetos é de aproximadamente R$ 475.000.000,00 (quatrocentos e setenta e cinco milhões de Reais).
A Raízen receberá os valores referentes a estas operações à medida que os projetos forem desenvolvidos, construídos e transferidos da Companhia para o Comprador, o que deverá começar a acontecer a partir de janeiro de 2025, com previsão de conclusão até março de 2027. A Companhia seguirá atendendo seus clientes no mercado de GD, sendo a contraparte adquirente (offtaker) da energia gerada dos ativos alienados aos Compradores.
A operação foi submetida à avaliação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), tendo sido aprovada sem restrições, e a sua conclusão está sujeita ao cumprimento de condições precedentes estabelecidas no contrato.
Redução de participação na operação de Mobilidade no Paraguai
Em referência ao Comunicado ao Mercado de 1º de novembro de 2021, a Raízen repactuou com os demais acionistas da Raízen Paraguay S.A., anteriormente denominada Barcos y Rodados S.A., na operação de Mobilidade no Paraguai, a opção de reduzir gradualmente a sua participação na sociedade de 50,0% para até 27,4%. Com isso, a Companhia deixará de desembolsar o equivalente a até US$ 54.000.000,00 (cinquenta e quatro milhões de dólares) até novembro de 2026.
Por fim, a companhia disse que manterá o mercado oportunamente informado sobre eventuais desdobramentos relevantes dos temas.