O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial do Japão subiu para 49,6 pontos em dezembro, de acordo com dados revisados do Jibun Bank e do S&P Global. O índice ficou acima dos 49 pontos de novembro.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O índice veio acima das previsões do mercado, de 49,5 pontos.
“Os dados finais do PMI de 2024 revelaram uma quase estabilização nas condições do setor manufatureiro japonês durante dezembro. O índice principal se aproximou da neutralidade devido à redução mais branda tanto na produção quanto nos pedidos recebidos. As empresas, incentivadas por essas moderadas quedas, contrataram mais funcionários no final do ano, em parte para se preparar para uma possível melhora na demanda, bem como para suprir a escassez de mão de obra existente. Houve sinais de que os esforços para reduzir estoques continuaram, embora em menor grau, especialmente para itens acabados, enquanto a redução de atrasos nos pedidos manteve um ritmo acelerado”, afirma Usamah Bhatti, da S&P Global Market Intelligence.