Índice de preços ao consumidor sobe 0,1% em dezembro em base anual na China

57
Foto: Freeimages.com/ Martin Boulanger

O índice de preços ao consumidor da China subiu 0,1% em novembro em base anual, segundo dados do departamento de estatísticas do país. Em novembro, o índice havia subido 0,2%. Em base mensal, o índice de preços ao consumidor ficou estável. O índice veio dentro do previsto pelo mercado.

Os preços dos alimentos ficaram estáveis em base anual, o setor de vestuário subiu 4,9%, e do setor de habitação subiu 0,1%. “A inflação caiu para 0,1%, o menor nível em nove meses, abaixo dos 0,2% registrados em novembro. Isso foi impulsionado pela queda na inflação dos alimentos, de 1,0% ao ano para -0,5%, à medida que o suprimento de alimentos continuou a se recuperar do impacto adverso do clima durante o verão”, afirma Julian Evans-Pritchard, chefe de economia da China da Capital Economics.

“Em contraste, o núcleo da inflação continuou a subir pelo terceiro mês consecutivo, embora permaneça baixa, em apenas 0,4% ao ano. A recente melhora foi ampla, com aumentos tanto na inflação de serviços quanto na de bens essenciais”, completa.