CPFL Energia atualiza plano ESG 2030 com inclusão de planos de adaptação climática

54

São Paulo, 13 de janeiro de 2025 – A CPFL Energia atualizou seu Plano ESG 2030 com a inserção de um novo compromisso dentre a estratégia ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês) da companhia e atualização de cinco compromissos já presentes no plano. A previsão de investimentos de, no mínimo, R$ 1 bilhão na área, foi mantida.

“Frente aos eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes, iniciamos um projeto estratégico para integrar planos de adaptação climática dos nossos negócios de Geração, Transmissão e Distribuição, visando fortalecer a resiliência de nossos ativos até 2030, culminando na inserção de um 24o compromisso dentre a estratégia de ESG da CPFL Energia”, comentou a empresa, em comunicado.

Segundo a empresa, o Plano ESG 2030 da CPFL Energia foi lançado em novembro de 2022 “para reforçar o compromisso do Grupo CPFL com a Sustentabilidade e as práticas ESG” e até então era composto por 23 compromissos públicos trazendo diretrizes e estratégias para “fornecer energia sustentável, acessível e confiável em todos os momentos, tornando a vida das pessoas mais segura, saudável e próspera” nas regiões onde a empresa opera.

“Anualmente, seu conteúdo é revisitado para atualizações que correspondam aos temas do momento, prioridades estratégicas e avanços do setor”, explica a empresa.

A companhia acrescenta que outras alterações de texto foram realizadas para que reflitam nomenclaturas mais alinhadas com o mercado e especificando escopos estrategicamente selecionados. Com isso, destaca que os compromissos 4, 11, 17, 22 e 23 tiveram sua redação revisada.

São estes:

4 – Alcançar pelo menos 15% de frota elétrica (caminhões com cesto aéreo) nas distribuidoras até 2030 – que atualizou a linha de base para aumento da frota elétrica com dado de março de 2023 e caminhões operacionais com cesto aéreo de até 13 metros de comprimento.

11 – Garantir 100% dos principais componentes da rede de distribuição destinados a reciclagem ou sistemas cadeia reversa.

17 – Manter pelo menos uma distribuidora entre as 3 melhores no Prêmio de Satisfação do Consumidor da Aneel.

22 – Treinar 100% dos colaboradores administrativos em segurança cibernética, proteção de dados e tecnologias emergentes integradas ao negócio.

23 – Buscar continuamente as melhores práticas de integridade, transparência, equidade, responsabilização e sustentabilidade.

Novo compromisso: 24 – Estabelecer planos de adaptação climática para os negócios de geração, transmissão, distribuição da CPFL, fortalecendo a resiliência de nossos ativos até 2030.

Por fim, o plano já indica investimentos de, no mínimo, R$ 1 bilhão em suas diretrizes gerais, montante ao qual ainda serão adicionados novos investimentos à medida em que os planos táticos forem desenvolvidos.