Trump critica em Davos herança inflacionária de Biden e promete redução nos preços do petróleo

35
O ex-presidente norte-americano, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursou por videoconferência hoje a tarde no Fórum Econômico Mundial em Davos, e avaliou que sua gestão tem como objetivo, nesse começo de mandato, consertar o que chamou de “desastres herdados” do governo de Joe Biden.

“Isso começa pelo enfrentamento ao caos econômico causado pelas políticas falhas da última administração”, pontuou Trump. Dívida pública, política energética, regulações e taxações foram alguns dos pontos criticados por Trump em Davos.

“O resultado foi a pior crise inflacionária da história moderna e taxas de juros altíssimas para nossos cidadãos, e até ao redor do mundo. O preço dos alimentos e o de quase todas as coisas conhecidas pela humanidade dispararam”.

Trump disse que “exigirá que as taxas de juros caiam imediatamente”.

“E da mesma forma, eles deveriam estar caindo em todo o mundo. As taxas de juros devem nos seguir por toda parte”, disse.

ENERGIA

Além de impostos, entraram na mira de Trump incentivos a carros elétricos e as políticas de sustentabilidade adotadas ao longo do governo Biden.

“É muito importante. Emergencial nacional energética para desbloquear o ouro líquido que está sob nossos pés e pavimentar o caminho para aprovação rápida de novas infraestruturas de energia”, afirmou Trump;

Ele também afirmou que empresários devem produzir seus produtos no país terão de pagar tarifas caso não o façam. O republicano diz que o país está de portas abertas para empresas, com incentivos para a migrar de produções.

“Nós o forçaremos a pagar uma tarifa caso escolha não produzir no nosso país”, afirmou durante o discurso nesta quinta-feira (23).

O presidente dos Estados Unidos ainda disse que pediria à Arábia Saudita e à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) que baixassem o preço do petróleo. Imediatamente após os comentários de Trump, os preços do petróleo passaram a cair.

“Os Estados Unidos têm a maior quantidade de petróleo e gás de qualquer país da Terra, e vamos usá-la”, disse Trump.

“Isso não apenas reduzirá o custo de praticamente todos os bens e serviços, mas também tornará os Estados Unidos uma superpotência manufatureira e a capital mundial da inteligência artificial e das criptomoedas”, disse Trump.

O presidente disse que conversou com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman e acrescentou que pediria ao país que aumentasse seus investimentos nos Estados Unidos para US$ 1 trilhão.

“Foi revelado hoje nos jornais que a Arábia Saudita investirá pelo menos US $ 600 bilhões nos Estados Unidos”, afirmou Trump. “Mas vou pedir ao príncipe herdeiro, que é um cara fantástico, para arredondar para cerca de 1 trilhão. Acho que eles farão isso, porque temos sido muito bons com eles”.

GUERRA NA UCRÂNIA

Trump também afirmou que os esforços dos Estados Unidos para garantir um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia estão “esperançosamente em andamento”.

“É muito importante fazer isso [acordo de paz]. Está uma enorme matança por lá, é hora de acabar com isso”, declarou ele, acrescentando que a Ucrânia está pronta para fazer um acordo para acabar com a guerra.