Banco do Japão sobe juros em 0,25 pp, para 0,5%

32
Sede do Banco do Japão / Foto: Banco do Japão

O Banco do Japão (BoJ) subiu os juros em 0,25 ponto percentual (pp), para 0,5%, em decisão publicada nesta madrugada.

De acordo com o comunicado do banco, as empresas expressaram a opinião de que continuarão a aumentar os salários de forma constante, seguindo os sólidos aumentos salariais do ano passado.

Além disso, com os salários continuando a subir, o núcleo do índice de preços ao consumidor “tem aumentado gradualmente em direção a 2%”, diz um trecho do comunicado.

“A inflação provavelmente ficará em torno de 2,5% no ano fiscal de 2025, devido aos preços de importação mais altos resultantes da desvalorização do iene, entre outros fatores. Os mercados financeiros e de capitais globais têm se mantido estáveis de forma geral, embora a atenção esteja voltada para várias incertezas”, continua o documento.

“As próximas negociações salariais da primavera devem resultar em outro aumento sólido nos rendimentos regulares. Embora parte do recente aumento na inflação, excluindo alimentos frescos e energia, reflita a alta nos preços do arroz, a inflação de serviços e alimentos processados também está se intensificando”, diz Marcel Thielant, chefe de economia da Ásia-Pacífico da Capital Economics.

“Os formuladores de políticas agora esperam uma inflação de 2,4% (acima dos 1,9% previstos anteriormente) em 2025, e o Banco do Japão (BoJ) acrescentou que continuará ‘aumentando a taxa de juros básica e ajustando o grau de acomodação monetária’, repetindo a linguagem usada na declaração de julho. Algumas observações anteriores do governador do banco, Kazuo Ueda, sobre a possibilidade de adiar o aumento caso os mercados se mostrassem muito voláteis após a posse de Trump foram esclarecidas, com a declaração destacando que ‘os mercados têm se mantido estáveis de forma geral'”, dizem os analistas da ING.