Chefe de comércio da UE quer iniciar negociações com os EUA sobre tarifas de Trump

88

A União Europeia (UE) quer iniciar rapidamente negociações com os Estados Unidos sobre as tarifas planejadas pelo presidente Donald Trump, afirmou o chefe de comércio da UE, Maros Sefcovic, nesta terça-feira. Ele ressaltou a necessidade de um “engajamento antecipado” e aguarda a confirmação de Howard Lutnick como Secretário de Comércio do governo Trump para dar início às conversas. O objetivo da UE é evitar medidas que possam causar grandes perturbações na relação comercial e de investimentos entre os dois blocos.

Autoridades da UE destacaram que, até o momento, os contatos com o governo Trump têm sido limitados, pois os indicados para cargos-chave ainda não receberam confirmação oficial e, portanto, não podem dialogar formalmente com representantes estrangeiros. Trump já declarou que a UE será a próxima a enfrentar tarifas, repetindo suas críticas ao déficit comercial dos EUA com o bloco europeu.

Sefcovic explicou que esse déficit, considerando também o comércio de serviços, gira em torno de 50 bilhões de euros, cerca de 3% do total anual de 1,5 trilhão de euros em transações entre a UE e os EUA. Além disso, destacou que 4 milhões de empregos em ambos os lados do Atlântico dependem dessa relação comercial aberta. Ele enfatizou que, por meio do diálogo construtivo, é possível encontrar soluções para evitar maiores conflitos econômicos.