Taxa de desemprego se mantém em 4,9% em dezembro entre os países da OCDE

40

A taxa anual de desemprego permaneceu em 4,9% em dezembro nos países-membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2024, de acordo com o relatório mensal divulgado hoje mais cedo pela entidade. A mesma taxa foi registrada para todo o ano de 2024.

Segundo a OCDE, as menores taxas de desemprego foram registradas na Costa Rica, Israel e na República Eslovaca. Em comparação com novembro, as taxas de desemprego de dezembro permaneceram inalteradas em 19 países da OCDE, aumentaram em 7 e diminuíram em 6. Quatro países da OCDE registraram uma taxa de desemprego mensal abaixo de 3%, incluindo Israel em sua mínima histórica (2,6%). No entanto, a taxa de desemprego estava 2 pontos percentuais (pp) ou mais acima de sua mínima histórica em nove países da OCDE.

Na União Europeia e na zona do euro, as taxas de desemprego se mantiveram em 5,9% e 6,3%, respectivamente, em dezembro. A taxa de desemprego manteve-se estável em dois terços dos 17 países da área do euro que são membros da OCDE, enquanto diminuiu na Lituânia, Finlândia e Portugal. Aumentou na Itália após cinco meses consecutivos de queda, e na Áustria. Desde fevereiro de 2022, a taxa de desemprego da Espanha permaneceu a mais alta entre os países da área do euro que são membros da OCDE. Fora da Europa, em comparação com dezembro de 2024, os dados de janeiro de 2025 mostraram que as taxas de desemprego no Canadá e nos Estados Unidos permaneceram estáveis, em 6,6% e 4%, respectivamente.

A taxa de desemprego da OCDE entre os trabalhadores mais jovens (15 a 24 anos) diminuiu ligeiramente para 11,1%. Ela ficou 7 pp acima da taxa de desemprego para trabalhadores com 25 anos ou mais, que se manteve estável.

O desemprego de trabalhadores jovens permaneceu em ou acima de 20% em 7 países da OCDE em dezembro. Em contraste, Japão e Israel registraram as menores taxas de desemprego juvenil na área da OCDE, cada uma abaixo de 4%.