Por Cristiana Euclydes
São Paulo – A Coca-Cola reportou lucro líquido de US$ 2,593 bilhões no terceiro trimestre de 2019, o que representa uma alta de 38,0% ante igual período do ano anterior. Na mesma base de comparação, a receita somou US$ 9,950 bilhões, uma alta de 8,0%.
Os resultados refletem o aumento nas vendas, impulsionado principalmente pelo forte crescimento nos mercados emergentes e em desenvolvimento, além do sólido crescimento na América do Norte.
O volume total de vendas cresceu 2% no terceiro trimestre. A variação do volume é calculada com base na média diária de vendas do trimestre e a unidade de medida é o “unit case”, que equivale a 5,7 litros.
Na América do Norte, as vendas cresceram 2,0%, com alta de dois dígitos no volume de Coca-Cola Zero, enquanto na América Latina as vendas totais cresceram 1%, com ganhos no México e no Brasil. Na Ásia, houve alta de 4% no volume puxada por um crescimento em quase todos os mercados, enquanto na Europa, Oriente Médio e África o avanço foi de 1%.
Já a receita orgânica, que exclui variações cambiais, aquisições de desinvestimentos, teve alta de 5%, impulsionado pela inovação, gerenciamento de crescimento de receita e melhoria da execução, diz a empresa.
Para 2019, a companhia revisou para cima sua projeção de lucro operacional com base em efeitos cambiais neutros, para entre 12% e 13%, ante a previsão anterior de avanço entre 11% e 12%. Para o ano que vem, a Coca-Cola espera impactos negativos na receita de entre 1% e 2% devido ao câmbio.