Por Allan Ravagnani
São Paulo – Após o anúncio de parceria entre a B2W e a Centauro para a venda online de artigos esportivos, o Banco BTG Pactual afirmou que o acordo foi positivo para as duas empresas, visto que agora 15 milhões de clientes da B2W terão acesso à plataforma da Centauro através do site Americanas.com.
“Vemos o contrato como uma parceria ganha-ganha para a B2W e a Centauro, com o primeiro aumentando a variedade de seu site, enquanto o segundo deve se beneficiar da grande base de clientes e ecossistema de pagamentos da B2W”.
A plataforma terá uma experiência O2O (online para offline), permitindo que os clientes da B2W cliquem e colecionem ou troquem produtos de artigos esportivos na rede de aproximadamente 200 lojas da Centauro.
Segundo o banco, um dos principais desafios para os mercados horizontais, como o B2W, é atrair marcas e vendedores para suas plataformas, pois esses players não querem comprometer a experiência da marca nem lidar com reduções constantes.
“Desenvolver do zero qualquer categoria de produto geralmente leva tempo e implica um maior custo de aquisição de clientes (CAC)”, diz o BTG.
Os players vencedores do comércio eletrônico em todo o mundo geralmente mostram três pilares comuns: O foco nos níveis de serviço; O tráfego forte em sua plataforma (permitindo que as empresas reduzam o CAC); E uma grande variedade (número de SKUs e portfólio de serviços, via aquisições ou parcerias).
Com as empresas em uma corrida frenética para criar ecossistemas que oferecem uma ampla gama de serviços / produtos, as parcerias podem ser uma maneira rápida (e eficaz) de obter sucesso nesse ambiente.