PMI de serviços da Alemanha sobe a 51,7 em novembro

679

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da Alemanha subiu para 51,7 pontos em novembro, de 51,6 pontos em outubro, segundo dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit. A leitura preliminar mostrava 51,3 pontos.

Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, subiu para 49,4 pontos em novembro, de 48,9 pontos em outubro. A versão preliminar havia mostrado 49,2 pontos.

Os novos trabalhos diminuíram pelo terceiro mês consecutivo, devido à incerteza de clientes e uma queda adicional na demanda do exterior. A demanda fraca e previsões econômicas moderadas continuaram a pesar sobre as expectativas, ainda que confiança dos negócios tenha tido uma recuperação modesta.

“Por um lado, o setor de serviços continua a crescer e ainda está para ser arrastado para a contração pelo desaceleração sustentada da indústria”, disse o economista principal do IHS Markit, Phil Smith.

“Mas, por outro lado, os aumentos que vimos nos últimos três meses são alguns dos mais fracos dos últimos seis anos e meio e deixam o cenário econômico geral de crescimento parecendo estável na melhor hipótese”, acrescentou.

Cristiana Euclydes / Agência CMA