Pelosi anuncia apoio ao USMCA revisado e votação pode ocorrer na próxima semana

861

Por Carolina Gama

São Paulo – A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou que a maioria democrata apoiará o Acordo Estados Unidos México Canadá (USMCA, na sigla em inglês) revisado e que havia sido negociado originalmente pelo presidente norte-americano, Donald Trump, com os líderes dos demais países em novembro do ano passado.

Em entrevista coletiva, Pelosi disse que os democratas conseguiram concessões de última hora sobre algumas disposições do USMCA, especialmente sobre as questões trabalhistas, o que pode fazer com que o pacto seja colocado em votação na próxima semana.

“O USMCA revisado é muito melhor do que o que foi apresentado originalmente para nós e muito melhor que o Nafta”, disse Pelosi em referência ao Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio. “O USMCA revisado beneficia os trabalhadores norte-americanos”, acrescentou.

Questionada sobre o anúncio do apoio democrata ao USMCA no mesmo dia em que a Câmara apresentou os dois artigos sobre o processo de impeachment de Trump, Pelosi disse que era uma coincidência.

“Calhou de ser no mesmo dia”, disse ela, acrescentando que essa “era uma vitória dos trabalhadores norte-americanos e não do presidente dos Estados Unidos”.

Trump havia acusado Pelosi de obstruir a votação do USMCA na Câmara em troca de apoio para avançar com o processo de impeachment. Mais cedo, membros da casa anunciaram dois artigos contra o presidente norte-americano, um deles indicando crime de abuso de poder e o outro de obstrução da justiça.