Brasília – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira que a intenção do parlamento, com a decisão de definir uma comissão mista que trabalhará um texto da reforma tributária durante o recesso parlamentar, é de que a matéria seja votada ainda no primeiro semestre de 2020.
“Importante a criação dessa comissão que vai sistematizar o trabalho da Câmara e do Senado para que a gente possa, logo depois do carnaval, ter um texto pronto para que ele possa ser votado na Câmara e no Senado e aprovado para promulgação. Importante que possa ter ainda no primeiro semestre o novo sistema tributário no Brasil”, disse Maia.
“A gente precisa organizar e explicar o sistema de consumo. A proposta da Câmara e do Senado tratam disso. O governo junto conosco, além da proposta de bens e serviços, vai encaminhar proposta que a gente possa organizar o imposto sobre a renda que beneficia aqueles que tem mais”, informou o presidente da Câmara.
Rodrigo Maia detalhou ainda como deve ser estruturada a reforma tributária que será definida pelas duas Casas: “Caminho é para redução da tributação sobre consumo no Brasil, que é desproporcional e contra os brasileiros mais simples. Que a gente possa finalizar tributação da renda e possa tributar mais aquele que tem mais recurso para pagar”, afirmou.
Maia afirmou que a proposta da criação de uma comissão mista vem “em boa hora” e dá a oportunidade das duas Casas sistematizarem um texto comum que facilite a aprovação.