São Paulo – O número de casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil aumentou para 16, de 13 na sexta-feira. A maioria deles está no estado de São Paulo (8), mas também há registros no Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (2), Paraná (1) e Ceará (1). Os dados estão atualizados até o meio-dia de ontem.
O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, disse que o governo elevará o nível de alerta em relação ao surto de coronavírus para o nível três – o maior de todos -, ainda que isso só pudesse ocorrer quando houvesse algum caso confirmado da doença.
Segundo ele, esta decisão facilitará a coordenação dos esforços de prevenção e combate à doença. “No Brasil, vamos reconhecer emergência internacional para poder ter os mecanismos”, disse ele numa entrevista coletiva concedida mais cedo. “Senão teria que abrir licitação, levaria 15, 20 dias para poder se movimentar. A gente vai antecipar, mesmo não tendo nenhum caso confirmado”, afirmou.
Ele citou como exemplo da necessidade de aumento no nível de alerta a demanda por máscaras, que precisarão ser adquiridas tanto por causa do surto quanto para questões de rotina sistema público de saúde, em meio a um aumento natural da demanda por esses produtos em função das preocupações da população com o coronavírus.