São Paulo – A atual posição da política monetária dos Estados Unidos é apropriada, e as perspectivas econômicas são positivas, apesar de alguns riscos, disse o vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) para Supervisão, Randal Quarles.
“Considero a atual posição da política monetária apropriada, dadas as perspectivas econômicas e as pressões inflacionárias relativamente fracas”, disse Quarles ontem à noite, em discurso em um evento em Nova York. “A política está em um bom lugar para apoiar o crescimento econômico contínuo, as fortes condições do mercado de trabalho e a inflação retornando à meta”.
Segundo ele, o mercado de trabalho segue forte e fornece apoio ao resto da economia, e a taxa de inflação permanece um pouco abaixo da meta de 2%, mas isso não é preocupante, e ela deve aumentar no médio prazo. Já os investimentos das empresas seguem fracos. Quarles destacou que o acordo comercial entre Estados Unidos e China deve reduzir as incertezas.
“Embora o recente progresso no comércio deva aumentar a confiança das empresas, o surto do coronavírus de Wuhan introduz um novo elemento de incerteza”, disse. “É muito cedo para dizer qual será o efeito econômico total do surto e essa situação exigirá um monitoramento cuidadoso”, afirmou.
“Em resumo, continuo otimista com as perspectivas, mas também estou ciente de que alguns riscos notáveis ainda ameaçam o crescimento, no exterior e em casa”, concluiu.