São Paulo – Nenhum dos brasileiros que o governo federal trouxe da China foi infectado pelo coronavírus, afirmou o Ministério da Saúde. No total, foram feitos exames em 58 pessoas – os 34 repatriados e 24 envolvidos na operação para trazê-los ao Brasil -, e os resultados foram negativos para o novo coronavírus.
“Foram realizados exames específicos para o novo coronavírus em todos, por precaução, inclusive com apoio dos órgãos internacionais”, disse o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Croda,
“Durante a quarentena, os repatriados têm seus sinais vitais monitorados todos os dias, que consiste em verificar a frequência cardíaca, respiratória, pressão arterial e temperatura, além da presença de quaisquer sintomas, como febre, falta de ar e tosse”, acrescentou.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse que as análises dos casos suspeitos seguem protocolos determinados. “Os pacientes ficam durante três dias, em média, fazendo os primeiros testes. Depois a gente tem mais três a quatro dias para fazer a conclusão do processo. A previsão da investigação completa é de uma semana, mas pode existir a necessidade de repetir testes e exames.”