São Paulo – Os Estados Unidos terão novo programa de empréstimos aos norte-americanos a partir da próxima sexta-feira, para estimular a economia em meio à crise provocada pela disseminação do novo coronavírus, disse o secretário do Tesouro do país, Steven Mnuchin.
“Teremos um novo programa até a próxima sexta-feira, quando bancos poderão emprestar, em uma realização histórica incrivelmente agressiva”, disse Mnuchin, em entrevista à “Fox Business”. “Estamos fazendo tudo o que podemos porque os norte-americanos precisam de dinheiro agora. Não podemos esperar”.
Ao ser questionado se o país pode evitar uma recessão, Mnuchin disse que a questão número um não é como estão os números da economia agora, e sim como estão os trabalhadores norte-americanos, e o governo tem várias abordagens para isso.
Além disso, “o presidente [do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome] Powell e eu estamos conversamos várias vezes ao dia, todo dia”, disse Mnuchin, acrescentando que o Fed invocou poderes de emergência, que foram aprovados, mesmo antes do pacote de estímulos de US$ 2 trilhões que está sendo discutido no Congresso.
“O Fed e o Tesouro não esperaram o Congresso para agir”, disse. “Estamos movendo na velocidade da luz”.