Olimpíada de Tóquio é remarcada para julho e agosto do próximo ano

757

São Paulo – O Comitê Olímpico Internacional (COI) definiu uma nova data para as Olimpíadas de Tóquio: o evento acontecerá de 23 de julho a 8 de agosto de 2021. Os jogos paralímpicos serão celebrados de 24 de agosto a 5 de setembro de 2021.

A decisão foi tomada via conferência telefônica na manhã de hoje pelo presidente do COI, Thomas Bach; pelo presidente da Tóquio 2020, Mori Yoshiro; pela governadora de Tóquio, Koike Yuriko; e pelo ministro olímpico e paralímpico, Hashimoto Seiko.

Segundo comunicado, a nova data leva em consideração a proteção da saúde dos atletas e de todos os envolvidos, além do apoio à contenção do novo coronavírus. Além disso, as autoridades dizem que a redefinição protege os interesses dos atletas e do esporte olímpico e teve como base o calendário internacional de esportes global.

No último dia 24, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, concordou com o presidente do COI em adiar em cerca de um ano os Jogos Olímpicos planejados para começarem em 24 de julho de 2020, em Tóquio.

Na ocasião, Abe citou a propagação da pandemia do novo coronavírus, afirmando que era difícil manter as Olimpíadas deste ano e que um adiamento era necessário para garantir a segurança dos atletas e espectadores.

O governo japonês e a cidade de Tóquio investiram um total de US$ 7 bilhões nos jogos, incluindo mais de US$ 1 bilhão em um novo estádio nacional.