São Paulo – A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) aprovou o reajuste de 2,5% para as tarifas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O reajuste leva em conta a variação do IPCA no período de 3,30%, o fator de eficiência de 0,6920% e o fator de qualidade negativo em 0,1188%.
Porém, considerando o decreto 64.879/2020 do governo do Estado de São Paulo, reconhecendo o estado de calamidade pública em função da pandemia do Covid-19, nome do novo coronavírus, a Arsesp vai postergar a publicação das novas tabelas de reajuste tarifário anual para 10 de junho de 2020.
Além disso, a agência reguladora disse que até 10 de junho serão publicadas as tabelas tarifárias dos municípios de Iperó, Pereiras, Santa Branca e Santa Isabel, os ajustes compensatórios pela postergação da aplicação do reajuste tarifário anual e o valor a ser compensado que será distribuído nas tarifas a serem praticadas entre 10 de julho de 2020 e 10 de maio de 2021.
A Arsesp avaliará o equilíbrio econômico-financeiro da prestação de serviços a fim de restabelecê-lo oportunamente, se necessário, como decorrência do impacto da isenção de tarifas residencial social e favela pelo período de 90 dias.