Projeção do PIB da Alemanha passa de alta de 1,1% a queda 6,5% em 2020

2302

São Paulo – A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), revisou para baixo suas projeções para a economia da Alemanha para este ano, e o país deve reportar sua recessão mais profunda desde a Segunda Guerra Mundial devido à pandemia do novo coronavírus.

O Produto Interno Bruto (PIB) alemão deve encolher 6,5% este ano, após a projeção de crescimento de 1,1% divulgada no relatório anterior, em fevereiro. Para 2021, a previsão de crescimento econômico foi revisada de 1,1% para 5,9%, após o avanço de 0,6% no ano passado.

“No início de 2020, a indústria alemã havia mostrado sinais de recuperação, mas a pandemia de covid-19 e as medidas de confinamento em março encerraram isso”, diz a UE. “A economia está agora preparada para a recessão mais profunda desde a Segunda Guerra Mundial”.

A expectativa é de que a atividade econômica se recupere no segundo semestre e depois. Porém, deve permanecer “abaixo do normal por algum tempo devido a limitações persistentes na vida social e nas viagens e no comércio exterior”.

Segundo a UE, medidas fiscais rápidas e consideráveis devem ajudem a evitar uma recessão mais profunda. “Elas virão com um custo fiscal significativo e o saldo orçamentário está definido para mudar para um déficit sem precedentes”, diz.