São Paulo – Testes conduzidos pela Petrobras confirmaram a existência de petróleo “de ótima qualidade” em um poço no sudeste de campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, e um “maior potencial” no pré-sal do campo de Albacora.
No caso do campo de Búzios, o poço fica a 210 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro e possui profundidade d’água de 2.108 metros. Ainda em perfuração, já foram identificados 208 metros de reservatórios confirmando óleo com a mesma qualidade do que está sendo produzido hoje no campo.
“O petróleo, de ótima qualidade e compatível ao que foi constatado em outros poços do campo, foi comprovado por meio de testes realizados a partir de 5.400 metros de profundidade”, disse a Petrobras, que é a operadora do campo, com 90% de participação no consórcio que explora a área, em parceria com CNOOC (5%) e CNODC (5%).
O outro poço, localizado no campo de Albacora, dentro da área do Plano de Avaliação de Descoberta (PAD) de Forno, fica a 184 quilômetros de Macaé e tem profundidade d’água de 450 metros. A descoberta consiste em cerca de 214 metros de reservatórios, com presença de óleo leve, comprovada por meio de testes realizados a partir de 4.630 metros de profundidade. A Petrobras é a operadora (100%) do campo de Albacora.