Setor privado dos EUA cria 2,369 mi de vagas em junho, segundo ADP

685

São Paulo – O setor privado dos Estados Unidos criou 2,369 milhões de vagas de trabalho em junho, excluindo o setor rural, de acordo com relatório publicado pela Automatic Data Processing (ADP) e pela Macroeconomic Advisers.

Analistas esperavam a criação de 2,5 milhões de vagas. O registro de maio foi revisado passando do fechamento de 2,760 milhões de vagas para a abertura de 3,065 milhões de vagas.

Os dados indicam que as pequenas empresas, que têm menos de 50 funcionários, abriram 937 mil vagas em junho. As médias (de 50 a 499 empregados) geraram 559 mil vagas e as grandes, que contam com 500 trabalhadores ou mais, criaram 873 mil vagas.

Na divisão por setores, a indústria – que inclui manufatura, construção e mineração – abriu 457 mil postos de trabalho, enquanto o setor de serviços criou 1,912 milhão. Entre os segmentos industriais, as manufaturas criaram 88 mil vagas em junho, as empresas de extração e mineração fecharam 26 mil postos de trabalho e o setor de construção abriu 394 mil posições.

“A contratação feita por pequenas empresas se recuperou no mês de junho”, disse Ahu Yildirmaz, vice-presidente e codiretor do Instituto de Pesquisa ADP. “À medida que a economia lentamente se recupera, estamos vendo uma recuperação significativa nos setores que antes sofreram as maiores perdas de empregos. De fato, 70% dos empregos adicionados este mês foram nas indústrias de lazer e hotelaria, comércio e construção”, completou.