São Paulo – O novo presidente do Eurogrupo (que reúne os ministros de Finanças da zona do euro) será Paschal Donohoe, ministro de Finanças da Irlanda, sucedendo o português Mario Centeno. O mandato do novo líder do grupo começará no dia 13 de julho, e vai durar dois anos e meio.
Os outros dois candidatos ao cargo eram a ministra de Finanças da Espanha, Nadia Calviño, e o ministro da pasta de Luxemburgo, Pierre Gramegna. A votação foi realizada na reunião de hoje do Eurogrupo por videoconferência, de acordo com comunicado divulgado pleo governo da Irlanda.
Donohoe vai liderar as discussões sobre o plano de recuperação europeu de 750 bilhões de euros, proposto pela Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE) e vai contribuir na definição da agenda das principais questões econômicas da eurozona, em especial a resposta à pandemia do novo coronavírus.
“Estou honrado por meus colegas ministros das Finanças terem me escolhido como o próximo presidente do Eurogrupo”, disse Donohoe. Ele afirmou que vai buscar construir pontes entre os membros para alcançar uma abordagem de amplo consenso para a recuperação da zona do euro.
“Minha prioridade imediata, como presidente, será traçar um caminho comum para a construção da recuperação europeia, fortalecer a economia da zona do euro e promover um crescimento sustentável e inclusivo para os Estados membros e seus cidadãos”, afirmou.