São Paulo- Os casos diários do novo coronavírus nos Estados Unidos alcançaram um novo recorde, avançando em 67,4 mil em um dia, depois da alta de 66,6 mil reportada no dia 10 de julho, segundo dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.
O número de infecções no país soma 3,431,744, enquanto as mortes reportadas por covid-19 totalizam 136.466. Os novos casos reportados nos estados norte-americanos da Flórida, Texas e Califórnia respondem por quase metade das contaminações diárias no país.
Na Califórnia, a cidade de Los Angeles possui 140.576 casos, maior número do país, enquanto o condado de Miami-Dade, na Flórida, possui 69.803 infecções reportadas, mostram os dados da Universidade Johns Hopkins. No Texas, o condado de Harris tem 49.027 casos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atribuir o aumento dos casos aos de testes realizados no país. “Só temos muitos casos porque somos o país que mais testa no mundo. Se fizéssemos testes como outros países fazem, nossos casos cairiam pela metade”, disse ele ontem, em coletiva de imprensa na Casa Branca.
O diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas da Casa Branca, Anthony Fauci, disse que o avanço dos casos da doença em jovens nos estados do sul do país indica que as autoridades norte-americanas tentaram reabrir a economia prematuramente.
O avanço de infecções por covid-19 tem levado vários estados norte-americanos a adotar medidas para conter a disseminação do vírus, revertendo ou suspendendo temporariamente o curso do processo de reabertura econômica, em especial no sul e oeste dos Estados Unidos.