Biden lidera com 46% das intenções em pesquisa Reuters/Ipsos

672

São Paulo – O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve ganhar as eleições presidenciais em novembro com vantagem de oito pontos percentuais (pp) sobre o atual líder do país, Donald Trump, segundo informa nova pesquisa eleitoral feita pela Reuters em parceria com a Ipsos. A enquete também mostra que os indecisos estão mais propensos a apoiar Biden.

Segundo a enquete conduzida entre os dias 15 e 21 de julho, 46% dos eleitores votariam em Biden para ser o novo presidente dos Estados Unidos, enquanto 38% escolheriam reeleger Trump. Outros 16% afirmaram estar indecisos, dispostos a apoiar um terceiro candidato ou a não votar.

Como a principal briga entre os dois rivais se concentrará entre os indecisos, a pesquisa também perguntou a eles quais dos dois escolheriam se fossem obrigados a votar em apenas um deles e 61% responderam que escolheriam Biden, enquanto 39% votariam no atual presidente norte-americano.

De acordo com a pesquisa, 70% dos indecisos desaprovam a postura de Trump no governo e acreditam que o país está na direção errada, enquanto 62% acreditam que a economia norte-americana está ruim.

Outros 80% estão preocupados com a situação do novo coronavírus no país e 34% disseram levar em consideração na escolha o candidato que tiver o melhor plano de recuperação para o país pós-pandemia.

A sondagem mostra ainda que 24% querem um candidato que possa “restaurar a confiança dos norte-americanos em seu governo” e 12% desejam um presidente “forte na questão dos planos de saúde”. Nos três quesitos, os participantes indecisos classificaram Biden como o mais qualificado a resolvê-los.

A pesquisa foi realizada on-line em todo os Estados Unidos. Foram coletadas respostas de 4.430 adultos norte-americanos, incluindo 3.744 eleitores registrados e 595 eleitores registrados que não apoiam nenhum candidato dos dois partidos principais.

A enquete possui margem de erro de 2 pp para mais ou para menos para as questões feitas a todo o grupo e de 5 pp para as perguntas direcionadas ao participantes indecisos.