São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro subiu para 55,1 pontos em julho, de 48,3 pontos em junho, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que mede a atividade dos setores industrial e de serviços, subiu para 54,8 pontos em julho, de 48,5 pontos em junho.
Segundo a pesquisa, a produção e os novos pedidos retornaram ao crescimento, enquanto a demanda mostrou sinais de retomada, ajudando a reduzir o ritmo de perda de empregos.
“As empresas da zona do euro reportaram um início encorajador do terceiro trimestre, com produção crescendo na taxa mais rápida por pouco mais de dois anos em julho, com os bloqueios continuando a facilitar e economias reabrindo”, disse o economista-chefe de negócios da IHS Markit, Chris Williamson.
Por outro lado, a “demanda precisa continuar se recuperando nos próximos meses, mas medo é que o aumento do desemprego e balanços danificados, além da necessidade de distanciamento social em curso, provavelmente dificultará a recuperação”.