São Paulo — A AT&T reportou lucro líquido de US$ 2,816 bilhões no terceiro trimestre de 2020, o que representa uma queda de 23,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Na mesma base de comparação, a receita somou US$ 42,340 bilhões, baixa de 5,0%.
Os resultados refletem os impactos da pandemia de covidD-19, que, segundo a empresa, afetou as receitas de todos os negócios, especialmente da WarnerMedia e também das receitas de serviços sem fio domésticos, principalmente de roaming internacional.
No trimestre, as quedas de receita incluíram vídeo doméstico, produtos de televisão e cinema da Warner Bros., e serviços de linha fixa na América Latina devido à pressão cambial. Essas quedas foram parcialmente compensadas por maiores receitas de equipamentos sem fio e maiores receitas de publicidade associadas à mudança de horário dos esportes a partir do primeiro semestre de 2020.
A empresa perdeu 590 mil assinantes de Premium Video, o que levou a receita na unidade de entretenimento a somar US$ 10,053 bilhões, baixa de 10,2% ante igual período do ano passado.
A receita do setor de telefonia fixa somou US$ 6,340 bilhões, queda de 2,5%. A AT&T adicionou 645 mil assinaturas telefônicas pós-pagas no terceiro trimestre, após registrar 338 mil adesões em igual período de 2019.
Já o setor de mobilidade teve receita de US$ 17,894 bilhões, alta de 1,1%. Na WarnerMedia, as vendas somaram US$ 7,514 bilhões, queda de 10,0%, devido à disrupção causada pela pandemia.
A empresa espera um fluxo de caixa livre de US$ 26 bilhões ou mais para 2020, com uma taxa de pagamento de dividendos para o ano inteiro na casa dos 50%. A empresa também continua esperando um investimento de capital bruto na faixa de US$ 20 bilhões em 2020.