São Paulo – O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, reconheceu que uma vacina contra a covid-19 ainda levará alguns meses para estar disponível e pediu que, até lá, as pessoas usem máscaras para conter a disseminação da doença.
“Levará alguns meses até que uma vacina contra a covid-19 esteja amplamente acessível aos norte-americanos. Meu governo trabalhará para que isso aconteça o mais rápido possível, mas vamos fazer isso com responsabilidade, respeitando a ciência e suas recomendações”, afirmou ele em pronunciamento televisionado.
A declaração de Biden acontece no mesmo dia em que a Pfizer e a alemã BioNTech informaram que a candidata à vacina contra o novo coronavírus funcionou melhor do que o esperado, e provou-se ser mais de 90% eficaz em prevenir a covid-19 em participantes sem evidências de infecções anteriores pelo vírus.
Biden reafirmou seu compromisso com a reabertura das escolas e das empresas, desde que haja segurança, e pediu que as pessoas continuem usando máscaras como uma forma de proteção.
“O uso de máscara é ainda a maior ferramenta contra a covid-19. Precisamos acabar com a politização do uso de máscaras”, afirmou.
Assim como no sábado, quando fez o discurso da vitória, o democrata voltou a pedir a unidade do país. “Não interessa em quem você votos, somos uma país ameaçado pela pandemia e só vamos superar esse problema juntos. Somos um só nessa luta”, concluiu.