São Paulo – O setor privado dos Estados Unidos criou 174 mil vagas de trabalho em janeiro, excluindo o setor rural, de acordo com relatório publicado pela Automatic Data Processing (ADP) e pela Macroeconomic Advisers.
Analistas esperavam a criação de 50 mil vagas. O número de vagas fechadas em dezembro foi revisado para baixo, de 123 mil para 78 mil.
Os dados indicam que as pequenas empresas, que têm menos de 50 funcionários, abriram 51 mil vagas em janeiro. As médias (de 50 a 499 empregados) geraram 84 mil vagas e as grandes, que contam com 500 trabalhadores ou mais, criaram 39 mil vagas.
Na divisão por setores, a indústria – que inclui manufatura, construção e mineração – abriu 19 mil postos de trabalho, enquanto o setor de serviços criou 156 mil. Entre os segmentos industriais, as manufaturas criaram 1 mil vagas em janeiro, as empresas de extração e mineração não abriram nem fecharam postos de trabalho e o setor de construção abriu 18 mil posições.
“O mercado de trabalho continua sua lenta recuperação em meio aos ventos contrários causados pela covid-19”, disse Ahu Yildirmaz, vice-presidente e codiretor do Instituto de Pesquisa ADP. “Embora as perdas de empregos estivessem antes concentradas entre as pequenas e médias empresas, agora estamos vendo sinais do impacto prolongado da pandemia também nas grandes empresas”.