São Paulo – A Via (antiga Via Varejo) anunciou que investirá até R$ 200 milhões em cinco anos em startups por meio de um corporate venture capital. O investimento será destinado para projetos considerados em crescimento e maduros, segundo Helisson Lemos, executivo da empresa.
Durante o Via Varejo Day, a empresa também divulgou um programa de relacionamento chamado ViaNext, que será responsável por captar e eleger projetos para futuro investimentos em retailtech, fintech, logtech e martech.
“O ViaNext é uma espécie de guarda-chuva, que vai contemplar diversos formatos de investimentos. Ele começa com aceleração e incubação nos casos de projetos considerados em estágio inicial”, disse.
PROJEÇÕES
A Via ainda divulgou projeções para o mercado de varejo até 2025. Entre elas estão o aumento da base de clientes ativos da companhia de 22 milhões para 44 milhões e um market share do mercado total de e-commerce brasileiro de, no mínimo, 20%.
A empresa também estima que cerca de dois terços do GMV (Gross Merchandise Volume) total em 2025 será oriundo dos canais digitais online e um terço de vendas de canais offline, como lojas físicas e meios tradicionais.
Já para o mercado total de varejo, a empresa projeta um total de R$ 2,6 trilhões, com com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6% entre 2020 e 2025.
Para o mercado de varejo online, a Via estima que o e-commerce alcance R$ 500 bilhões em vendas, com um CAGR de 24% entre 2020 e 2025.
MUDANÇA DE MARCA
Mais cedo, a Via Varejo anunciou que mudou sua marca e agora se chama somente Via. Além do nome, a empresa também fez modificações no logotipo e também nas cores.
A empresa também anunciou a compra da Celer Processamento Comércio e Serviço, que é uma fintech de soluções de pagamentos e oferece um pacote completo de Bans-as-a Service.