São Paulo – O governo norte-americano acionou pela primeira vez o mecanismo de disputas sob o Acordo Estados Unidos México Canadá (USMCA, na sigla em inglês) em um processo contra a indústria de laticínios canadense.
“Os Estados Unidos estão solicitando a primeira solução de controvérsias sob o USMCA para revisar as medidas adotadas pelo Canadá que negam aos produtores de leite, trabalhadores e exportadores dos Estados Unidos o benefício total do USMCA”, disse a representante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai, no Twitter.
Em outras palavras: o governo de Joe Biden está acusando o governo de Justin Trudeau de não cumprir integralmente os termos do USMCA, fechado em 2018 pelo então presidente norte-americano, Donald Trump.
A disputa entre a indústria de laticínios norte-americana e canadense é antiga e quase impediu a formalização do USMCA, com os Estados Unidos reclamando das políticas que impedem as vendas no mercado canadense.
“O lançamento do primeiro pedido de painel sob o acordo garantirá que nossa indústria de laticínios e seus trabalhadores possam aproveitar novas oportunidades sob o USMCA para comercializar e vender produtos dos Estados Unidos a consumidores canadenses”, afirmou Tai.