EUA anunciam novas medidas para conter violência de armas

505

São Paulo – A Casa Branca anunciou novas medidas de combate à violência pelo uso de armas nos Estados Unidos, orientando estados, cidades e governos locais sobre formas de melhorar a segurança pública e empoderar comunidades policiais.

“O presidente Biden acredita que o aumento da violência de armas e crime de armas que tem afetado as comunidades no último um ano e meio é inaceitável e é por isso que a administração está agindo decisivamente com uma abordagem de todo o governo”, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, em coletiva de imprensa.

Segundo ela, a administração está anunciando uma estratégia abrangente para combater a violência armada e outros crimes violentos, com medidas preventivas que reduzem o crime e lida com as causas básicas, abordando o fluxo de armas de fogo usadas para cometer crimes.

“A estratégia usará os níveis de financiamento históricos do Plano de Resgate e orientações claras para ajudar os governos estaduais, locais e territoriais a obterem o dinheiro de que precisam para colocar mais policiais em ação”, segundo Psaki.

Além disso, o plano apoia programas de intervenção contra a violência na comunidade, como a geração de oportunidades de emprego no verão e outros investimentos. A estratégia também inclui medidas para manter as armas longe das mãos erradas.

Ao ser questionada sobre o momento do anúncio, Psaki disse que há um processo político em andamento nas últimas semanas e meses, e que as medidas anunciadas hoje vão em continuação da visão do presidente do país, Joe Biden, sobre a importância de conter a violência de armas.

Ela afirmou que o presidente Biden “certamente gostaria de ver o Congresso agir, mas ele não vai esperar, vai adotar passos que estão em seu alcance como presidente para reduzir a violência de armas e impedir que criminosos tenham acesso a armas”.