São Paulo, 1 de julho de 2021 – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da zona do euro subiu para 63,4 pontos em junho, de 63,1 pontos de maio, de acordo com dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.
A leitura preliminar mostrava estabilidade em 63,1 pontos em junho. Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração.
“A indústria da zona do euro continuou a crescer a uma taxa invicta em quase 24 anos de história de pesquisa em junho à medida que a demanda aumentou com o relaxamento adicional de medidas de contenção à covid-19 e avanços na vacinação geraram otimismo renovado sobre o futuro”, disse o economista chefe da IHS Markit, Chris Williamson.
“No entanto, a velocidade absoluta da recente alta na demanda levou a um mercado de vendedores na medida em que a capacidade e restrições de transporte limitam a disponibilidade de insumos para as fábricas, que por sua vez impulsionaram os preços industriais a uma taxa não vista anteriormente pela pesquisa.”
Segundo Williamson, indicadores de pesquisa sinalizam que o atual aumento dos preços será transitório. Por fim, o crescimento recorde do emprego e maiores despesas de capital em equipamentos e máquinas aumentaram a capacidade, o que deve elevar a produção e remover parte da pressão sobre os preços.