São Paulo – A TIM e a Kroton (Anhanguera Educacional), uma subsidiária da Cogna, concluíram as negociações referentes a uma parceria estratégica para desenvolver ofertas combinadas com benefícios especiais visando o acesso à educação a distância através da plataforma educacional Ampli. A participação da TIM na Ampli pode atingir até 30% do seu capital, de acordo com as captações de alunos que realizar.
A TIM se tornará sócia minoritária da Kroton, por meio de um mecanismo de remuneração baseado em objetivos e a depender da evolução dos resultados da parceria, em uma nova empresa a ser criada como consequência da separação de ativos da plataforma Ampli.
No plano definido, há a expectativa de a Ampli buscar no futuro um oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).
A constituição e operação da Ampli será submetida pela Kroton às autoridades competentes, em especial ao Ministério da Educação (MEC) e a subscrição das ações deverá ser previamente aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Criada há um ano pela Cogna, a Ampli oferece cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres, que permite ingresso semanal de alunos e oferece cursos de menor duração, entre 18 meses e 36 meses, com degustação gratuita de 30 dias.
“Esta é uma poderosa combinação que vai ampliar e incentivar o acesso a cursos universitários e livres a todos os clientes da TIM. Essa abordagem oferece grande potencial de geração de valor para ambas as empresas por meio do crescimento da base de clientes e aumento de receitas”, disse a operadora, em fato relevante.
A estratégia busca a monetização dos ativos que a TIM detém como operadora de telefonia móvel através de parcerias estratégicas que criem valor para nossos clientes e para a própria empresa.
A companhia ressaltou que o acordo não cria uma joint venture e, portanto, a TIM mantém a independência de suas operações.
“Com o acordo, a TIM se alia ao principal grupo de Educação do Brasil para oferecer novos serviços além de telecom para os seus mais de 50 milhões de usuários. Para a operadora, a parceria se encaixa na sua estratégia de transformação digital, por meio de acordos que criem valor para sua plataforma de clientes e gerem novas receitas para a companhia”, disse a TIM, em nota.
A nova empresa já nasce como edtech líder no segmento digital mobile first no Brasil, considerando os mais de 15 mil alunos já matriculados na Ampli, com forte potencial de crescimento, a partir do acesso à base de 50 milhões de clientes da TIM distribuídos em mais de 4,2 mil municípios brasileiros.