São Paulo – O governo do Rio Grande do Sul assinou com o Grupo Equatorial Energia o contrato de venda de ações da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), concluindo o processo de desestatização conduzido pelo Estado com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A Equatorial foi a vencedora do leilão realizado no dia 31 de março, na B3, em São Paulo.
A troca de controle permitirá a retomada da capacidade financeira da companhia, com investimentos de cerca de R$ 1,6 bilhão nos próximos cinco anos, beneficiando cerca de 1,8 milhão de clientes em 72 municípios, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre.
Estiveram presentes na cerimônia de assinatura do contrato no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Gabriel Souza, a Superintendente da Área de Estruturação de Empresas e Desinvestimento do BNDES, Lidiane Gonçalves, o Diretor Presidente do Grupo CEEE, Marcos Soligo, e o CEO do Grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda.
“O investimento em distribuição de energia que virá a partir da Equatorial vai agilizar a modernização da companhia, melhorando a prestação do serviço à população. Não se trata apenas de resolver o problema do passivo da companhia para o Estado, mas de viabilizar a prestação de um serviço essencial com qualidade e confiabilidade, que é o foco principal do Estado neste processo”, disse o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.