São Paulo – O presidente norte-americano, Joe Biden, conversou com seu homólogo russo, Vladimir Putin, sobre a necessidade de Moscou impedir ataques do tipo ransomware e sufocar grupos que realizam esse tipo de operação, cujo objetivo é sequestrar dados de computadores em troca de pagamento de resgate.
“Primeiro, avisei a ele que os Estados Unidos esperam que governos não apoiem esse tipo de ataque e que compartilhem informações sobre as ações para conter essas ameaças. E, em segundo lugar, falei com eles da necessidade de cooperação com países nos quais esses ataques acontecem”, disse Biden ao fim de uma coletiva de imprensa sobre decretos para ampliar a concorrência nos Estados Unidos.
O presidente norte-americano afirmou ainda a Putin que os Estados Unidos tomariam todas as ações necessárias para defender a infraestrutura e as empresas norte-americanas de ataques de ransomware, segundo a Casa Branca, depois que outra onda de ataques na semana passada ilustrou a ameaça representada por hackers criminosos que operam na Rússia.
A Casa Branca não especificou o que as ações poderiam ser implementadas. A ligação marcou a segunda vez em menos de um mês que Biden levantou sua preocupação de segurança nacional com Putin.