São Paulo – O Indice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apontou que as vendas do setor subiram 9,5% em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado, já descontada a inflação do período. Em termos nominais, sem ajuste, a alta foi de 23,3%.
Desconsiderando os efeitos de calendário, a alta seria de 9,2% descontada a inflação. Em termos nominais, com os ajustes de calendário, o ICVA apresentou elevação de 22,9%.
Todos os setores analisados pelo índice apresentaram aceleração nas vendas na comparação com o mês passado, com destaque para transporte e turismo e vestuário.
“Ocorreu uma desaceleração do índice em junho deste ano em relação aos meses anteriores, fenômeno associado aos efeitos de base de comparação. Em junho do ano passado, o varejo experimentava uma recuperação em relação ao momento de maior impacto da pandemia, observado em abril”, afirma Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo.
Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, todos os macrossetores sofreram desaceleração em junho.
No macrossetor de Bens Não Duráveis, o destaque da desaceleração foi o segmento de Postos de Gasolina.
No macrossetor de Serviços, Bares e Restaurantes e Turismo e Transporte estão entre aqueles segmentos com maiores desacelerações.
Já no macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis, os segmentos de Vestuário e Ótica e Joalherias experimentaram desacelerações.
Bruno Soares / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA