Magazine Luiza compra Kabum por R$ 1 bilhão

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São Paulo – O Magazine Luiza comprou o e-commerce de tecnologia e games KaBuM! por R$ 1 bilhão. Além do pagamento desse montante à vista, a aquisição envolve a incorporação das ações da KaBuM!, que se tornará uma subsidiária integral do Magazine Luiza.

Também estão incluídas na operação 75 milhões de ações ordinárias de emissão da rede varejista e o bônus de subscrição cujo exercício em 31 de janeiro de 2024 está condicionado ao cumprimento de metas, que dá direito aos acionistas do e-commerce o direito de subscrever até 50 milhões de ações do Magazine Luiza.

A operação precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pelos acionistas do Magazine Luiza. Caso a incorporação seja aprovada em assembleia geral da companhia, os acionistas dissidentes terão direito de recesso. Para ter o direito, é necessário ter ações da rede do dia 14 de julho até o dia do efetivo exercício do recesso.

“Com a aquisição, o Magalu reforça o pilar estratégico de novas categorias, com um sortimento extremamente complementar ao atual e com enorme potencial de crescimento. Adicionalmente, em conjunto com as recentes aquisições Jovem Nerd e CanalTech, o KaBuM! e o Magalu poderão oferecer uma experiência de compra, conteúdo e entretenimento completa para os amantes de tecnologia”, afirmou a empresa, em comunicado.

O KaBuM! foi fundado em 2003 e é considerado um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro em tecnologia e games, com mais de 2 milhões de clientes ativos e mais de 2 mil itens diferentes em estoque, como computadores, hardwares, periféricos, produtos para o universo gamer e para casa. O site também é responsável pela criação de uma das maiores equipes de League of Legends do país, tetracampeã nacional e a primeira representante brasileira no campeonato mundial.

Em 2020, o site viu suas vendas crescerem 128% frente a 2019, enquanto nos primeiros cinco meses de 2021, elas cresceram 62% frente ao mesmo período de 2020. Nos último 12 meses, a receita bruta foi de R$ 3,4 bilhões e o lucro líquido de R$ 312 milhões.

Entre as sinergias previstas estão a previsão de que os produtos do KaBuM! sejam oferecidos no aplicativo do Magazine Luiza e que diversos produtos da rede varejista, como smartphones e TVs complementarão o sortimento do site. Os produtos financeiros do Magazine também serão oferecidos aos clientes do e-commerce.

OFERTA DE AÇÕES

O Magazine Luiza também anunciou que fará uma oferta pública de distribuição primária (follow-on) de 150 milhões de ações, que poderá ser acrescida em até 33%, ou seja, em até 50 milhões de ações. Com base na cotação de fechamento de ontem do papel da companhia, a oferta pode levantar de R$ 3,439 a R$ 4,586 bilhões.