São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro subiu para 60,4 pontos em julho, maior nível em 21 anos, de 58,3 pontos em junho, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que mede a atividade dos setores industrial e de serviços, subiu para 60,6 pontos em julho, de 59,5 pontos em junho.
“A zona do euro está passando por um surto de crescimento no verão com o afrouxamento das restrições de combate a vírus em julho impulsionando o maior crescimento em 21 anos”, disse o economista-chefe da IHS Markit, Chris Williamson.
“O setor de serviços, em particular, está aproveitando a liberdade de alívio de medidas de contenção e melhores taxas de vacinação, especialmente em relação à hospitalidade, viagens e turismo”.
Segundo a pesquisa, preços cobrados por bens e serviços entretanto subiram a um ritmo nunca visto antes de junho, com a demanda novamente ultrapassando a oferta. A confiança empresarial, entretanto, foi atingida por crescentes preocupações sobre a variante Delta, levando o sentimento para o próximo ano para uma baixa de cinco meses.