Ação da Braskem lidera perdas do Ibovespa após resultado operacional

361

São Paulo – As ações da Braskem lideram as perdas do Ibovespa nesta manhã, após divulgação de relatório de produção e vendas do segundo trimestre. Às 16h38 (horário de Brasília), o papel BRKM5 caía 5,52%, a R$ 58,99.

A Guide considerou o resultado marginalmente negativo, sinalizando que o resultado trimestral que pode ficar abaixo do previsto pelo mercado.

“Um dia após forte avanço dos papéis da Braskem, com as expectativas relacionadas à venda da participação do conglomerado Novonor (ex-Odebrecht) na empresa, os resultados mais fracos no mercado nacional, sinaliza um resultado trimestral que pode ficar abaixo do previsto pelo mercado. Apesar disso, as operações nos EUA e Europa, registraram aumento, apesar do spread menor, em virtude da valorização do real no período”, disse o analista Luis Sales, da Guide.

Ele destaca o recuo de 46% nas exportações resinas no segundo trimestre de 2021, ante 2T20 e a queda de 17% das vendas do produto no Brasil, em comparação ao 1T21, enquanto as dos principais produtos químicos, que inclui eteno, propeno, butadieno, cumeno, gasolina, benzeno, tolueno e paraxileno, recuaram 10%.

A análise também cita o recuo das vendas no México, em base anual, devido à maior disponibilidade de produto para venda no segundo trimestre do ano anterior, o crescimento das vendas nos Estados Unidos e Europa em virtude da maior capacidade de produção da nova planta de PP (Delta) e maior disponibilidade de produto no período nesses mercados.

Já o BTG Pactual apostou que o impacto do resultado operacional seria neutro para as ações, com o preço de petroquímicos sendo o principal driver. “Esperamos que o resultado em 4 de agosto apresente margens sólidas devido ao cenário favorável para spreads de Petchem e à depreciação do real. Seguimos com recomendação de compra”, disseram os analistas, em relatório.

Eles destacaram o crescimento das vendas no Brasil, especialmente no mercado interno, apesar da queda sequencial em base trimestral, mostrando normalizacão de demanda. A produção de etileno veio 2,4% abaixo das estimativas do banco devido à parada de manutenção, assim como no exterior, com utilização de capacidade abaixo do esperado.