São Paulo – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu que o presidente norte-americano, Joe Biden, suspenda a proibição de viagens em reciprocidade com a abertura de fronteiras da União Europeia (UE) aos norte-americanos.
“Devemos resolver este problema o mais rápido possível e estamos em contato com nossos amigos norte-americanos”, disse ela. “Isso não pode se arrastar por semanas”, acrescentou.
Em junho, a UE recomendou que seus membros permitissem viagens não essenciais para norte-americanos vacinados contra a covid-19. A decisão final cabe às autoridades de cada país do bloco.
Com o aumento do número de casos de covid-19 nos Estados Unidos por causa da disseminação da variante Delta, as chances de mudança de abordagem do governo de Biden para os viajantes estrangeiros são pequenas.
O Canadá abrirá suas fronteiras para os norte-americanos vacinados a partir do próximo dia 9. Na ocasião do anúncio, a Casa Branca indicou que não agiria em reciprocidade com nenhum país e sim com base na ciência e na situação da pandemia.