Comissão do Senado debate compra de vacinas p/covid-19 pelo setor privado

925

Brasília – A Comissão Temporária Covid-19 do Senado Federal realizou hoje audiência pública para discutir a repercussão do PL 948/2021, da Câmara dos Deputados, que altera a redação da Lei n 14.125/2021, que dispõe sobre a aquisição e distribuição de vacinas por pessoas jurídicas de direito privado.

No debate a representante da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Gilcilene Chaer, defendeu a aprovação do projeto. Gilsilene afirmou que serão necessárias mais doses de vacina no próximo ano e que com a população prioritária já vacinada é o momento de deixar a iniciativa privada entrar para ajudar a iniciativa pública na vacinação.

“Não tem por que não ter a aprovação desse projeto. Para o ano que vem vamos precisar de mais doses da vacina e tanto a iniciativa privada quanto a pública tem que andar juntas par ao bem do país. Hoje já temos os grupos prioritárias vacinados, então é o momento para que a iniciativa privada tenha acesso as vacinas para poder disponibilizar para quem queira fazer a vacinação na iniciativa privada”, afirmou.

Gilsilene defendeu ainda que essa abertura para iniciativa privada tenha um acompanhamento rigoroso da Anvisa. “É preciso ter um controle rigoroso da Anvisa. Não podemos permitir que qualquer fornecedor venha e traga a vacina sem passar pelo controle de qualidade”.