Banco central da Turquia mantém juros em 19% pelo quinto mês seguido

452

São Paulo – O banco central da Turquia manteve a taxa referencial de juros do país, a das operações de recompra de uma semana, inalterada em 19%, pelo quinto mês seguido, levando em consideração os níveis elevados de inflação no país, bem acima da meta de 5%.

“Tendo em vista os níveis elevados de inflação e as expectativas de inflação, a atual postura restritiva da política monetária será mantida de forma decisiva até que seja alcançada a queda significativa na trajetória de projeções do Relatório de Inflação”, diz o BC, em comunicado.

O banco central turco reiterou que usará todos os instrumentos disponíveis na busca do objetivo primordial da estabilidade de preços, e que manterá a taxa de juros acima da inflação.

“A taxa básica de juros continuará a ser determinada em um nível acima da inflação para manter um forte efeito deflacionário até que fortes indicadores apontem para uma queda permanente da inflação e a meta de médio prazo de 5% seja alcançada”.

O índice de preços ao consumidor da Turquia subiu 18,95% em julho em base anual, após a alta de 17,53% em junho. A aceleração foi impulsionada por preços de alimentos, devido a efeitos do lado da oferta de alguns produtos, liderados por condições climáticas, altos patamares de preços internacionais de commodities agrícolas e alimentos, bem como efeitos da reabertura.

Com relação à economia, a atividade doméstica segue aquecida no terceiro trimestre, com a ajuda da demanda externa robusta, segundo o banco central, com a aceleração da vacinação apoiando os setores de serviços e turismo.