XP vê segundo trimestre forte e balanços acima das expectativas

564

São Paulo – Um relatório dos analistas Fernando Ferreira e Jennie Li da XP Investimentos aponta que 56% dos resultados dos balanços do segundo trimestre das empresas superaram as expectativas.

“Vemos os resultados do segundo trimestre como sólidos, com 71% das empresas do Ibovespa sob nossa cobertura reportando Lucros Operacionais (ebitda) em linha ou acima do que esperávamos. 56% das empresas que divulgaram balanços superaram nossas expectativas, 15% foram em linha e 29% vieram abaixo. Já em relação ao consenso, 55% dos resultados vieram acima dos números projetados pelo mercado, 5% em linha, enquanto 40% foram abaixo das estimativas”, disseram.

Para a XP, o período entre abril e junho foi marcado pela redução dos riscos fiscais, melhora dos dados de Covid-19 com queda da taxa de ocupação dos hospitais e do número de óbitos, a vacinação em andamento e dados econômicos melhores do que o esperado.

“No segundo trimestre de 2021, o Lucro por Ação (LPA) das empresas do Ibovespa mais do que dobraram em relação aos níveis do 1T21, e cresceram quase 9x em relação ao mesmo período do ano passado, em grande parte explicado pela base de comparação bem fraca por conta da crise da pandemia. Segundo dados do Bloomberg, para o ano de 2021, os analistas agora estimam um crescimento de mais de 3x nos lucros das empresas em relação ao ano passado”, explicaram.

O relatório também aponta que a temporada de resultados foi sólida porque os lucros do Ibovespa seguem sendo revisados para cima. Desde o início, as estimativas do consenso para o Lucro Por Ação (LPA) do Ibovespa para os próximos 12 meses, para 2021 e para 2022, já subiram entre +10 a +11%.

SETORES

Os setores que mais se destacaram nessa temporada de balanço foram agro, alimentos e bebidas, segundo a XP.

Para os analistas, a Mafrig foi muito beneficiada pelo desempenho dos Estados Unidos e entregou seu segundo maior ebitda ajustado de todos os tempos.

“A JBS (JBSS3) também entregou resultados muito fortes, registrando recordes no Lucro Líquido e EBITDA com receitas aumentando em todas as operações, inclusive na JBS Brasil. São Martinho (SMTO3) divulgou um trimestre robusto com EBITDA crescendo 40,1% A/A e EBIT +99,4% A/A, sanando qualquer dúvida sobre o momento positivo para o setor de açúcar e etanol, que mais que compensou os efeitos de estiagem”, finalizaram.

Bruno Soares / Agência CMA

Copyright 2021 – Grupo CMA