São Paulo – As negociações para o andamento da reforma tributaria continuam e no segundo semestre a expectativa é de que sejam votadas os projetos de lei referentes ao imposto de renda e à unificação dos impostos federais, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
“A percepção é de que as coisas pararam. Quando o assunto fica silencioso, apenas estamos trabalhando muito nos bastidores”, disse ele durante um evento promovido pela Esfera Brasil. “Se conseguirmos, agora entre agosto e setembro, encaminharemos os dois projetos de lei da reforma tributária e a reforma administrativa”, afirmou. “Vamos levar isso ainda no segundo semestre.”
Ele afirmou que poderia aprovar os projetos sobre a reforma tributária no primeiro semestre, mas decidiu manter as discussões a respeito do assunto para os projetoes serem melhorados.
“Aprovaríamos a reforma tributária no final do semestre com facilidade. E matéria de votação simples, mas optamos por deixá-la ao sol. Talvez tenha sido um erro, mas acredito que foi um acerto. Tem muitas modificações para melhor que aconteceram neste período”
Lira defendeu a reforma do imposto de renda, cuja votação na Câmara foi adiada várias vezes. “Nosso conceito está correto: diminuir a taxação das empresas e cobrar de quem ganha mais.”
“Às vezes a gente recebe muita reclamação com relação a dividendos”, disse ele. “Não podemos ter em cada brasileiro milionário um tax free, uma Suíça ambulante individual no Brasil”, disse o presidente da Câmara, afirmando que a reforma não quer prejudicar nenhum setor específico e que o texto aprovado não será o ótimo, e sim o possível.