Assembleia da Petrobras elege membros do conselho de administração

706

São Paulo – Os acionistas da Petrobras elegeram oito dos onze membros do seu conselho de administração e Eduardo Bacellar Leal Ferreira à presidência do colegiado para um mandato de até dois anos, em assembleia geral extraordinária (AGE) realizada na última sexta-feira (27).

Entre os eleitos estão: Cynthia Santana Silveira, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Joaquim Silva e Luna Marcelo Gasparino da Silva, Márcio Andrade Weber, Murilo Marroquim de Souza, Ruy Flaks Schneider e Sonia Julia Sulzbeck Villalobos.

A reunião foi convocada após a renúncia do conselheiro representante dos minoritários Marcelo Gasparino, em maio.

Gasparino foi eleito no sistema de voto múltiplo junto com os outros indicados pelo governo na última assembleia, em abril. Devido à renúncia do conselheiro, todos os membros perdem o posto e uma nova eleição deve ser convocada, segundo com o estatuto da estatal.

A votação dos conselheiros nesta sexta-feira (27) foi realizada novamente com base no voto múltiplo.

INDICAÇÕES

Apesar de ter renunciado ao posto, o próprio Gasparino voltou como candidato, competindo com o banqueiro José João Abdalla Filho e Pedro Rodrigues Galvão, indicados pelas gestoras Absolute Gestão de Investimentos, Moat Capital Gestão de Recursos e Banco Clássico. Já a União, acionista controlador da companhia, indicou o engenheiro civil e consultor Carlos Eduardo Lessa Brandão para disputar a vaga com os indicados pelos minoritários.

O Ministério do Minas e Energia (MME) indicou a recondução de sete das oito vagas a que tem direito, propondo a recondução de Eduardo Bacellar Leal Ferreira para o cargo de Conselheiro de Administração e presidente do Conselho, e Joaquim Silva e Luna para o cargo de Conselheiro. Silva e Luna é o atual presidente da estatal, após a demissão de Roberto Castello Branco.

O governo também indicou a recondução os conselheiros Ruy Flaks Schneider, Sonia Julia Sulzbeck Villalobos, Márcio Andrade Weber, Murilo Marroquim de Souza e Cynthia Santana Silveira.

Em 26 de julho, o conselho de administração da Petrobras convocou os acionistas para a AGE exclusivamente digital devido à pandemia de coronavírus, para eleger oito novos membros do órgão, o presidente e um membro titular do conselho fiscal e seu respectivo suplente indicados pelo Tesouro Nacional, para completar o mandato em curso.

A AGE também debateu a proposta de ajuste do montante do orçamento global para remuneração dos membros do comitê de auditoria estatutário, aprovado na assembleia geral ordinária realizada em abril deste ano e a proposta de ajuste do montante do orçamento global para remuneração dos membros dos demais comitês de assessoramento do conselho de administração.

Até a AGE, o conselho da Petrobras era composto por dez membros, dos máximo de onze que é permitido de acordo com seu estatuto, e tinham os seguintes nomes: Eduardo Bacellar Leal Ferreira (presidente), seis membros eleitos pelo acionista controlador (Cynthia Santana Silveira, Joaquim Silva e Luna, Márcio Andrade Weber, Murilo Marroquim de Souza, Ruy Flaks Schneider, Sonia Julia Sulzbeck Villalobos), um conselheiro eleito pelos acionistas minoritários detentores de ações ordinárias (Marcelo Mesquita de Siqueira Filho), um conselheiro eleito pelos acionistas minoritários detentores de ações preferenciais (Rodrigo de Mesquita Pereira) e uma conselheira eleita pelos empregados da companhia (Rosangela Buzanelli Torres).

O conselho de administração da Petrobras é composto por, no mínimo, sete e, no máximo, onze membros, eleitos em Assembleia Geral Ordinária para um mandato de até dois anos, admitidas no máximo três reeleições consecutivas.

De todos os membros do Conselho de Administração, o presidente do Conselho, o CEO e o representante dos empregados são não independentes. Todos os outros são membros independentes não executivos. Em 2020, a média de participação nas reuniões do Conselho de Administração foi de 98,8%.

Copyright 2021 – Grupo CMA